Quinta-feira será de arte e surpresa na Praça do Imigrante de Dois Irmãos

09 Mai 2023

O projeto que leva a arte visual a espaços abertos, para aproximação com o público, chega a Dois Irmãos nesta quinta-feira (11/5). A primeira edição da Mesa de Arte na Praça (MAP) será na Praça do Imigrante, em frente ao Monumento ao Imigrante (Av. Vinte e Cinco de Julho – Centro), das 11h às 17h. A atividade promove a exposição, em grandes varais ao ar livre, de reproduções de obras de arte impressas no formato A3. Quem passar pela praça verá mais de 170 criações. “Esse é o modelo de evento que deu origem a nossas ações, em 2016, em Novo Hamburgo. Surpreendemos as pessoas ao levar a arte para as praças e é muito gratificante ver a reação do público”, comenta Bala Blauth, umas das idealizadoras do projeto.

 

Outra prática incomum é que, ao final da exposição, os visitantes podem levar uma obra de sua escolha para casa. “Informamos ao longo do dia que, perto do encerramento, as impressões são doadas. Isso também causa surpresa e admiração”, comenta Magna Sperb, outra das idealizadoras da iniciativa. “Nosso propósito é justamente esse: surpreender a todos e abrir espaço para que as artes visuais possam ser vistas e conhecidas pelo maior número de pessoas”, completa a curadora Ana Hauschild.

 

As três artistas formam, juntamente com Andrea Hilgert, o grupo de realizadoras da Mesa de Arte na Praça. “A atividade em Dois Irmãos integra um grupo de cinco ações que iremos executar em cerca de 30 dias, sempre com a meta de aproximar a arte e o público, além de divulgar os artistas da região”, declara Andrea.

 

A primeira atividade foi a exposição Arte no Muro, iniciada nesta segunda-feira (8/5), em Novo Hamburgo. Reproduções de obras de 175 artistas da região foram impressas em grandes formatos, de aproximadamente 1,5m x 1m, e coladas em muros pelos próprios artistas. Parte das obras fica na Rua General Osório (ao lado do número 644) e a outra metade, na Av. Victor Hugo Kunz (ao lado do número 429), no bairro Hamburgo Velho. Totalmente ao ar livre, as reproduções costumam se manter por cerca de 45 a 60 dias, tempo de duração da mostra.

 

Entre maio e junho, haverá nova edição da Mesa de Arte na Praça, desta vez em Campo Bom, e duas edições da Arte na Caixa, em Estância Velha e Ivoti. A Arte na Caixa é outro formato de intervenção. Reproduções de obras em formato A3 circulam dentro de caixas em determinados locais, igualmente surpreendendo quem recebe e permitindo que cada pessoa fique com uma impressão.

 

O projeto Mesa de Arte na Praça, no Muro, na Rede, na Caixa... é um desdobramento da Mesa de Arte na Praça (MAP) - idealizada e capitaneada pelo Coletivo A4 Falando em Arte – e foi selecionado no Edital Sedac nº 13/2021 - FAC Visual. Tem realização da Mesa de Arte na Praça, é financiado com recursos do PRÓ-CULTURA – Governo do Estado do Rio Grande do Sul e conta com a produção executiva da Imago Produtora, além de apoio da HS Consórcios e Tintas Killing.