Arruda | Helena

Arruda

  • Desenho nanquim + pintura digital
  • 210x148mm
Origem | Helena

Origem

  • Desenho nanquim + pintura digital
  • 297x210mm
  • 2021
A saída da Angola é um grande ritual | Helena

A saída da Angola é um grande ritual

  • Pintura nanquim
  • 210x148mm
  • 2019
Peixe | Helena

Peixe

  • Linogravura
  • 210x148mm
  • 2018
Des-construção | Helena

Des-construção

  • Desenho nanquim
  • 297x210mm
  • 2020
Arborescente; | Helena

Arborescente;

  • Desenho nanquim
  • 297x210mm
  • 2019
Peixe voador | Helena

Peixe voador

  • Desenho nanquim
  • 297x210mm
  • 2020
Torotama | Helena

Torotama

  • Desenho nanquim
  • 297x210mm
  • 2021
 Caxixi | Helena

Caxixi

  • Linogravura
  • 210x148mm
  • 2020
Uní | Helena

Uní

  • Linogravura
  • 297x210mm
  • 2020
Arruda | Helena
Origem | Helena
A saída da Angola é um grande ritual | Helena
Peixe | Helena
Des-construção | Helena
Arborescente; | Helena
Peixe voador | Helena
Torotama | Helena
 Caxixi | Helena
Uní | Helena

Helena

Durante sua trajetória, a artista plástica Helena foi adentrando cada vez mais em diferentes técnicas, na própria pintura, com seu avô ao lado, além da gravura, da serigrafia e da cerâmica, as quais hoje fazem parte da sua linguagem artística.

Helena

A trajetória artística de Helena começa em casa, no ateliê do avô pintor de quadros, profissão que trouxe o sustento durante grande parte da vida de sua mãe. As obras eram, na maioria, de paisagens como florestas, praias, cachoeiras, barcos e comunidades ribeirinhas, o que despertou na artista a sensibilidade pela natureza.

Dessa forma, nasceu sua grande paixão pela arte, na qual foi adentrando cada vez mais em diferentes técnicas, na própria pintura, com seu avô ao lado, além da gravura, da serigrafia e da cerâmica, as quais hoje fazem parte da linguagem de Helena. Ingressou no curso de Engenharia Civil na Universidade Federal de Pelotas por gostar do contato que a construção civil possui com a terra e pela busca por uma vida mais sustentável e ecológica.

Durante seu período acadêmico, a artista teve a oportunidade de circular pelo campus das Artes Visuais e frequentar o ateliê de cerâmica, além de integrar grupos de pesquisa, como o Arte e Natureza - Proliferações, além de exposições e rodas de conversa. A partir disso, a paulista conseguiu unir esses campos comumente dissociados e percebeu que o resultado desse encontro é multidisciplinar, um cruzamento de saberes. É nesse pilar que Helena apoia suas [des]construções.